Receba por E-mail

domingo, outubro 24, 2010

UP (para cima) — Phrasal Verbs

PREPOSIÇÕES, PHRASAL VERBS, INGLÊS, UP
Todos nós sabemos que os phrasal verbs tem um caráter mais idiomático do que literal, fazendo com que seu significado não corresponda à uma tradução literal das palavras isoladas. No entanto, como poderá ser visto em dicionários especializados, se os nativos usam esses verbos com preposições, formando assim novos significados, é porque, pelo menos para eles, as palavras trabalham juntas para formar um novo significado.


Isso é tão verdade que um nativo pode entender um phrasal verb mesmo sem nunca tê-lo visto ou ouvido antes. Isso porque, provavelmente, ele conhece o verbo primário e a preposição, dando a ele a ideia geral do significado do mesmo.

Para iniciarmos a nossa postagem nessa categoria, iremos usar a preposição UP.

A preposição “up” é uma das palavras mais usadas na língua inglesa. E, pelo menos em 70% do seu uso, é justamente na ocorrência em forma de phrasal verb. Quando se trata desse uso, nós temos pelo menos 13 sentidos que são perceptíveis na preposição em consideração.

O primeiro uso que nós iremos abordar do “up” é justamente o mais conhecido: “para cima”. A ideia de “up” é de um movimento para uma posição fisicamente superior, para um lugar ou posição mais elevada. Assim, unindo essa ideia com alguns verbos temos: “get up” [levantar-se] “wake up” [acordar-se] “walk up” [subir] “look up” [levantar os olhos, olhar para cima]

Fonte: Dictionary of Phrasal Verbs de Chambers Martines Fontes, pg. 409

Nenhum comentário:

Postar um comentário