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Você sabe mais gramática que imagina

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You know more about good grammar than you may think. [Você conhece mais sobre boa gramática do que pode imaginar.]

To illustrate, choose the right word in the following statement: Yesterday I (go, went) to the store. [Para ilustrar, escolha a palavra correta na seguinte afirmação.]

The correct choice is “went.” Almost everybody who grew up speaking English will get that right. But why did you get it right? If you are a native English speaker, you didn’t need the official grammar rule: To express the indicative past tense in the first person, use the indicative first person past tense of the verb with the first-person pronoun. “Went” just “sounded” correct.

A escolha correta é “went”. Quase todo mundo que cresceu falando Inglês acertará. Mas, por que você acertou essa? Se você é um falante nativo do Inglês, você não precisa da regra oficial da gramática: Para expressar o tempo passado do indicativo na primeira pessoa, use o passado do indicativo na primeira pessoa do verbo, com o pronome da primeira pessoa. “Went” apenas “soava” correto.

But that didn’t happen by magic. You learned this grammatical principle a long time ago, and you learned it the natural way: by repetition. The adults around you spoke like that (if they spoke English). You imitated them, and they corrected you when you got it wrong. You didn’t have to lug around a grammar book when you were 3 years old, but you still learned when to say “went.” It became a habit.

Mas isso não aconteceu por mágica. Você aprendeu este princípio gramatical há muito tempo, e você aprendeu isso pelo caminho natural: pela repetição. Os adultos ao seu redor falavam assim (se falavam Inglês). Você imitou eles, e eles lhe corrigiam quando você errava. Você não teve que arrastar um livro de gramática quando tinha 3 anos de idade, mas você ainda aprendeu a dizer “went.” Tornou-se um hábito.

Unfortunately, not all the language habits we learn are good ones. You probably hear language errors all the time: on TV, in schools, in the workplace, or from family and friends. So like everyone, you’ve probably formed some bad habits, habits that can be disastrous when it’s important to speak correctly. People judge you by the way you speak, and they can dismiss what you have to say if you say it carelessly. They might conclude that you lack the professional polish to do a certain kind of job, or miss your point altogether because of mistakes or verbal clutter in your manner of speaking.

Infelizmente, nem todos os hábitos de linguagem que aprendemos são bons. Você provavelmente ouve erros de linguagem o tempo todo: na televisão, nas escolas, no trabalho, ou da família e dos amigos. Assim como todos, você provavelmente adquiriu alguns maus hábitos, hábitos que podem ser desastrosos quando é importante falar corretamente. Você julga as pessoas pela maneira de falar, e eles podem julgar o que você tem a dizer, se você disser de forma descuidada. Eles podem concluir que lhe falta o refinamento profissional para fazer um certo tipo de trabalho, ou perder-se por completo por causa de erros ou desorganização verbal na sua forma de falar.

This book will help you unlearn those bad language habits and learn good ones. Grammar and usage principles are explained along the way — you need to know the rules in order to understand why a sentence is right or wrong — but knowing the rules isn’t enough. Here’s one rule, for example, that many find confusing:

Este livro vai ajudá-lo a esquecer os hábitos de linguagem grosseira e aprender bons hábitos. A Gramática e os princípios de utilização são explicados ao longo do caminho - você precisa conhecer as regras, a fim de entender por que uma frase está certa ou errada - mas sabendo que as regras não é suficiente. Aqui está uma regra, por exemplo, que muitos acham confusa:

Use the subjective case of the relative pronoun “who/whom” as the subject of a verb or after a finite form ofthe verb “to be”; use the objective case of the relative pronoun “who/whom” as the object of a verb, the indirect object of a verb, the subject of an infinitive, the object of an infinitive, or the object of a preposition.

Use o caso subjetivo do pronome relativo “que / quem” como o sujeito de um verbo ou depois de um verbo na forma finita forma do verbo “ser”; use o caso objetivo do pronome relativo “que / quem” como objeto de um verbo, o objeto indireto de um verbo, o sujeito de um infinitivo, o objeto de um infinitivo, ou o objeto de uma preposição.

Now that you’ve seen the rule, try answering the following question: Agora que você viu a regra, tente responder a seguinte pergunta:

Unfortunately, the person (who, whom) Frank believed was his new secretary proved to be the efficiency expert hired to evaluate his grammar.

Infelizmente, a pessoa (que, quem) Frank acreditava que era seu novo secretário, mostrou-se ser um perito contratado para avaliar a eficiência de sua gramática.

The correct answer is “who”: it’s the subject of the verb “was” (not, incidentally, the object of the verb “believed”). If you had trouble figuring it out, don’t worry. Knowing the rule is helpful, but you need practice, too, along with some useful tips for making the complicated rules memorable. That is just what this program will give you. The rules of grammar and usage have been incorporated into a user-friendly package that will help you to learn the “official” rules, and reinforce your understanding through short-cut tips in many cases, and then you can test yourself on numerous examples.

A resposta correta é “quem”: é o sujeito do verbo “era” (não, incidentalmente, o objeto do verbo “acreditar”). Se você teve problemas pra entender isso, não se preocupe. Sabendo que a regra é útil, mas você precisa praticar, também, junto com algumas dicas úteis para tornar as regras complicadas memorável. Isso é exatamente o que este programa vai lhe dar. As regras de gramática e uso têm sido incorporados em um pacote amigável de usuário que irá ajudá-lo a aprender as regras “oficiais”, e reforçar a sua compreensão através de dicas de atalhos, em muitos casos, e então você pode testar-se em numerosos exemplos.


Fonte: When Bad Grammar Happens to Good People, by ANN BATKO Edited by Edward Rosenheim.
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